Atendimento ao turista

Plantão judiciário estadual
Endereço: Rua Dom Manuel, S/Nº - Centro - Rio de Janeiro.
Telefones: (21) 3133-2570 e (21) 2292-9131
E-mail: capplantao@tjrj.jus.br
Funcionamento: Todos os dias durante o preríodo noturno das - 18h às
11h do dia seguinte.
Finais de semana e feriados: plantão diurno da capital e do interior entre as 11h e
18h.
Site: Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Defensoria pública do estado do Rio
Instituição pública cuja a função é oferecer, de forma integral e gratuita,
assistência e orientação jurídica aos cidadãos.
Endereço: Avenida Marechal Câmara, 314 - CEP 20020-080 - Centro
Telefones: 129 ou (21) 2332-6224
Funcionamento: Atendimento somente para casos urgentes, das 18h às 11h, nos dias úteis, finais de semana, feriados e pontos facultativos, por meio do aplicativo DEFENSORIA RJ e do e-mail dpplantao@defensoria.rj.def.br.
Site: Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro
Defensoria pública da União
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 62 - Centro - Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2460-5000 | Para casos de SAÚDE: (21) 99203-0889, entre 10h e 16h nos dias úteis
Plantão: Após as 18h. Atende risco à vida, à liberdade e outros em
que possa ocorrer perecimento de direito.
E-mail: plantao.rj@dpu.def.br
Celular do plantão: (21)
98337-0031
Celular do plantão noturno: (21) 98337-0034 (apenas em dias úteis a partir das 18h)
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Subtitle of the section: (EN) Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
A link: www.example.com
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Subtitle of the section: (ES) Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium.
Totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo.
A link: www.example.com
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Subtitle of the section: (FR) Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit.
Sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt.
A link: www.example.com
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Subtitle of the section: (IT) Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit.
Sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem.
A link: www.example.com
Extravio de Passaporte
Em caso de perda ou roubo de passaporte, o visitante estrangeiro deve primeiro fazer um Registro de Ocorrência ou Registro de Extravio de Documento na Delegacia mais próxima. Após, deve procurar o consulado de seu país no Brasil.
Caso o visitante precise embarcar no mesmo dia em que perdeu o passaporte, poderá solicitar a Autorização de Retorno no Consulado de seu país.
Extravio de bagagem
Comunique o extravio da bagagem despachada imediatamente no balcão da companhia aérea.
Caso necessário entre em contato com a embaixada/consulado do seu país, clicando aqui
Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC
Extravio de bagagem terrestre - Ônibus
O passageiro tem direito à ser indenizado por extravio ou dano da bagagem transportada no bagageiro, devendo a reclamação ser efetuada logo após o término da viagem, diretamente ao motorista ou no guichê da empresa, em formulário próprio, fornecido pela transportadora.
Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT
Atrasos, cancelamentos, preterição e assistência material - Aéreas
O passageiro tem direito à assistência oferecida gradualmente, pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contado a partir do momento que houve o atraso, cancelamento ou preterição de embarque, conforme demonstrado a seguir:
A partir de 1 hora: comunicação (internet,telefonemas, etc)
A partir de 2
horas: alimentação (voucher,lanches, bebidas, etc)
A partir de 4 horas :
acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação.
Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo), ou houver cancelamento ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso.
Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC
Atrasos, cancelamentos e assistência material - Ônibus
Optar, em caso de atraso da partida do ponto inicial ou de uma das paradas previstas, durante o percurso, por período superior a 1 (uma) hora, ou em caso de preterição de embarque, por:
- Continuar a viagem em outra empresa que ofereça serviços equivalentes para o mesmo destino, às custas da transportadora;
- Receber de imediato o valor do bilhete de passagem;
- Continuar a viagem, pela mesma transportadora;
- Receber a importância paga no caso de desistência da viagem, observadas as regras de reembolso, facultado à transportadora, conforme o caso, reter até 5% (cinco por cento) a título de comissão de venda e multa compensatória, da importância a ser restituída ao passageiro, desde que o passageiro se manifeste com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida constante no bilhete;
- Receber a diferença do preço da passagem, quando a viagem se faça, total ou parcialmente, em ônibus de características inferiores às daquele contratado;
- Receber, às expensas da transportadora, enquanto perdurar a situação, alimentação e pousada, nos casos de venda de mais de um bilhete de passagem para a mesma poltrona, ou interrupção ou retardamento da viagem, por mais de 3 (três) horas, em razão de defeito, falha ou outro motivo de responsabilidade da transportadora;
- Receber da transportadora, em caso de acidente, imediata e adequada assistência;
Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT
Direitos e acessibilidade do passageiro - ANAC
Site: Guia de Direitos e Acessibilidade do Passageiro
Direitos e acessibilidade do passageiro - ANTT
A ANTT não regula a acessibilidade, apenas cumpre as normas da ABNT, para mais informações acesse o portal da ABNT.
Mapas de transporte público e mobilidade (Aplicativo Moovit)
Site: Aplicativo Moovit/Riotur
Cartilha SOS turista - TURISRIO
Fonte: Cartilha SOS Turista - Turisrio
Cartilha do Passageiro Rodoviário: conheça seus direitos e deveres
Fonte: Cartilha direitos e deveres do passageiro - ANTT
Listagem das companhias aéreas
Clique aqui para encontrar sua companhia aérea
Listagem das empresas de transporte terrestre - Ônibus
Clique aqui para encontrar seu ônibus
Viaje legal - Ministério do Turismo
Site do governo federal, desenvolvido especialmente para o turista.
Fonte: Viaje Legal
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Subtitle of the section: (EN) Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
A link: www.example.com
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Subtitle of the section: (ES) Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium.
Totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo.
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Subtitle of the section: (FR) Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit.
Sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt.
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Subtitle of the section: (IT) Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit.
Sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem.
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Delegacia de polícia
O turista nacional, deve procurar uma delegacia de polícia para fazer o Registro de Ocorrência (RO).
Clique aqui para localizar a delegacia mais próxima.
Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Delegacia de apoio ao turista
No caso de crimes contra turistas estrangeiros
Endereço: Rua Afrânio de Melo Franco s/n
Telefone: (21) 2334-6802
Instagram: @deat.rio
Batalhão de policiamento em áreas turisticas - BPTUR
Endereço: Rua Figueiredo Magalhães, 550 - Copacabana
Telefone: (21) 2332-7949
Fonte: RIOTUR
Departamento de polícia federal
Endereço: Av. Rodrigues Alves, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20081-250
Funcionamento: De segunda a sexta-feira - 8h às 17h
Telefone: (21) 2203-4000
Site: Polícia Federal/Ministério da Justiça e Segurança Pública
Ouvidoria nacional de direitos humanos
Recebe, analisa, encaminha e monitora denúncias e reclamações sobre violações dos
Direitos Humanos.
Telefone: 100
Funcionamento: Diariamente, 24h - ligação gratuita
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Proteção e Defesa do Consumidor/PROCON-RJ
Órgão público extrajudicial que atua na solução de impasses e conflitos decorrentes
das relações de consumo.
Telefone: 151
E-mail: reclame@procon.rj.gov.br
Atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 17h
Fonte: PROCON/RJ
Guia do consumidor turista
Ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Turismo lançam boletim Consumidor
Turista com foco no transporte aéreo.
Site: Guia Consumidor Turista/Ministério da Justiça
Consumidor.gov.br
É um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e
empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.
Site: CONSUMIDOR.GOV.BR
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Sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem.
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CIAT COPACABANA
Endereço: Av. Princesa Isabel, 183 - Copacabana
Telefone: (21) 2298-7890
Funcionamento: Segunda à sexta - 9h às 18h
CIAT PRAIA DE COPACABANA
Endereço: Av. Atlântica, 15 - Copacabana
Funcionamento: Segunda à sexta - 8h às 17h
CIAT URCA
Endereço: Praça Gen. Tibúrcio, 520 - Urca
Telefone: (21) 98360-4641
Funcionamento: Diariamente das 10h às 16h
CIAT CRISTO REDENTOR/PAINEIRAS
Endereço: Estr. Redentor, 7.871 - Alto da Boa Vista
Telefone: (21) 2225-0401 e (21) 2225-7074
Funcionamento: Diariamente das 8h às 16h
Aeroporto Santos Dumont
CAT - Central de
Atendimento ao Turista
Endereço: Praça Senador Salgado Filho, S/Nº - Em frente ao desembarque
Funcionamento: 9h às 18h
Site: Aeroporto Santos Dumont/RJ
Aeroporto Internacional do Galeão
Endereço: Terminal 2 Embarque Internacional
Telefone: (21) 3004-6050
Funcionamento: 6h às 22h
Site: Aeroporto Internacional do Galeão/RJ
Rodoviária Novo Rio
Endereço: Francisco Bicalho, 1 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Funcionamento: Segunda à sexta - 9h às 18h - desembarque, saída Rua Equador
Site: Rodoviária do Rio
RIOTUR
RIOTUR - Empresa de turismo do município do Rio de Janeiro
Endereço: Av. das Américas, 5.300 - Cidade das Artes, Barra da Tijuca
Telefone: (21) 2088-0000
Funcionamento: Segunda à sexta - 9h às 18h
Site: RIOTUR
TURISRIO - Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
Endereço: Rua da Ajuda, 5, 6º andar - Centro
Telefone: (21) 2333-1002 / 1001 / 1051
E-mail: turisrio@turisrio.rj.gov.br
Site: TURISRIO
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Subtitle of the section: (EN) Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
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Totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo.
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Sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem.
A link: www.example.com
As normas sanitárias referentes à pandemia de COVID-19 devem ser consultadas junto às Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde.
Município do Rio de Janeiro - https://coronavirus.rio
Estado do Rio de Janeiro - https://saude.rj.gov.br
Governo Federal - https://www.gov.br/saude/pt-br
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Corpo de Bombeiros
Telefone: 193
Polícia Militar
Telefone: 190
Ambulância Pública (SAMU)
Telefone: 192
Disque denúncia
Telefone: (21) 2253-1177
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Totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo.
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Sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt.
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